Dicas das melhores praças no RJ para passear com a família

27/11/2023min de leitura

Poder brincar ao ar livre nunca se fez tão necessário quanto atualmente, com toda a correria do dia a dia e a falta de tempo de descanso. Além de todos os benefícios para as crianças, que podem ter contato com outras crianças e explorar o mundo ao redor, curtir um tempo na natureza também é uma recomendação médica para pessoas de todas as idades, especialmente para os mais novos.


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os baixinhos deveriam ter pelo menos 60 minutos por dia de oportunidades para desenvolver a saúde física, emocional, social e mental. Ter um tempo em família para aproveitar ao ar livre é uma ótima maneira para isso. Poder correr descalço na grama, inventar novos jogos, conhecer a vizinhança são algumas atividades que estávamos acostumados a fazer antigamente, mas que com a chegada da tecnologia se perdeu.


Poder curtir um tempo ao ar livre ainda é uma ótima forma de gastar a energia dos pequenos, de quebra curtindo muito com toda a família. Da Zona Norte à Zona Sul, a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas de parques e praças que não podem ficar de fora do seu cronograma de passeio em família! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais dicas de lazer, informações sobre o mercado imobiliário e muito mais!


Praça Xavier de Brito, na Tijuca


Mais popularmente conhecida como praça dos cavalinhos, por conta da constate presença de pôneis no local, o espaço de terra batida é muito arborizado e conta com um parquinho infantil cheio de brinquedos. Um chafariz francês feito de bronze é o detalhe final que ajuda a dar um charme a mais para a praça, deixando o ambiente ainda mais agradável para passeios e piqueniques.


Além disso, durante os fins de semana, a praça recebe brinquedos infláveis e pula-pula. Ali bem perto ainda são encontrados os conhecidos Bar do Momo e o Bar do Pavão, perfeitos para quando a fome bater forte.


Praça Mauá, no Centro


Localizada no coração da Zona Portuária do Rio de Janeiro, a praça Mauá ainda é um local pouco explorado pelos cariocas. Porém, acredite que este é um passeio que vale à pena fazer com a família! Localizada em uma área muito bem policiada e com uma vista privilegiada espetacular para a linda Baía de Guanabara, de quebra ainda é possível visitar os espetaculares Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.


Aos fins de semana, muitas vezes o local ainda costuma contar com food trucks de todos os tipos. Uma boa dica é levar patinete, bicicleta, patins ou skate para explorar todo o boulevard olímpico. Não esqueça de levar o protetor solar, ele é essencial nos dias de sol e calor!


Parque Madureira, na Cidade Nova


No Parque Madureira, atração é o que não falta! Nesse caso, são muitas praças em uma. Com isso, o parque conta com parquinho, quadras, lago, ciclovia, pistas de skate, academia de ginástica ao ar livre e praia artificial. Uma curiosidade sobre o local é que é o terceiro maior parque público da cidade e o primeiro do país a conquistar o selo AQUA – Alta Qualidade Ambiental. Antes da pandemia, o parque chegava a receber uma média de 25 mil pessoas todos os fins de semana.


Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema 


Essa praça é conhecida por ser enorme e ter seus brinquedos, que foram trocados recentemente, concentrados em um lado da praça. Com frequência o espaço ainda abriga feiras de artesanato e às sextas-feiras também acontecem feiras livres. A melhor forma de chegar a esta praça é pelo metrô, você pode descer na estação Nossa Senhora da Paz que fica bem na entrada. 


Além disso, a praça fica localizada bem perto da sorveteria Itália, detalhe muito importante especialmente em dias de calor. Ao redor da praça ainda temos muitas galerias com restaurantes, cafés e docerias para o final de tarde! 


Parque Peter Pan, em Copacabana


Este é um parque impressionante, pois ele reproduz uma minicidade com direito a casinhas, castelos de princesas, sinalizações de trânsito e cogumelos gigantes. Além disso, ele é ideal para quem gosta de andar de bicicleta e/ou patinete. O lugar ainda conta com balanços, escorregador e gangorras, além de um enorme tanque de areia. Apesar de ser localizado em uma área movimentada da cidade, o parque é cercado com grades e funciona das 9h às 17h.


Parque Guinle, em Laranjeiras


Parque famoso por contar com vários brinquedos de madeira, um grande lago com patinhos e gansos, além de muita vegetação nativa. O local é a opção tranquila e perfeita para dar um passeio com as crianças. Outro local perfeito para a família, por ser muito bem policiado, essa é a área de residência do Governador do Rio, por isso, vá sem medo! Não esqueça de levar uma canga para aproveitar um delicioso piquenique em família! Você pode chegar ao local pela estação Largo do Machado. 


Praça Edmundo Vasconcelos, em Copacabana


Conhecida por ser o xodó dos moradores do bucólico bairro Peixoto, apesar de pequena, essa praça de areia atende muito bem as crianças de todas as idades e suas brincadeiras. Sua quadra é muito disputada, assim como os bancos ao redor dessa pracinha. Aos fins de semana, é muito comum que festas de aniversário e churrascos aconteçam. Caso você pense em estender o passeio, você encontra restaurantes bem perto da praça, na rua Anita Garibaldi.


Praça General Tibúrcio, na Urca


Localizada bem na entrada do famoso ponto turístico Pão de Açúcar, essa praça à beira-mar é um excelente ponto para contemplar o bondinho. Além disso, ainda dá para aproveitar a Praia Vermelha e a Pista Claudio Coutinho, um passeio completo! Uma dica é evitar ir com o seu carro, pois é muito difícil encontrar lugar para estacionar nos seus arredores.


Caso você resolva levar a família para almoçar na região, o restaurante que fica localizado ali, chamado Terra Brasilis, tem ótimas opções gastronômicas, além de uma vista maravilhosa e privilegiada!


Parque da Chacrinha, em Copacabana


Essa “pequena chácara”, como o parque é conhecido, tem 36 mil metros quadrados e fica localizada bem perto da estação de metrô Cardeal Arcoverde. Sendo considerado um local de fácil acesso, esse parque conta com muitos brinquedos, campos de futebol society e bancos para os pais descansarem enquanto os filhos aproveitam. Além disso, vale à pena tentar uma das muitas trilhas dali.


Praça do Ó, na Barra da Tijuca


Mais conhecida pelos amantes do skate, essa praça fica localizada bem no começo do bairro da Barra da Tijuca, em frente ao posto 3 da praia. Todo domingo, a praça recebe uma clássica feira com venda de obras de arte, produtos de artesanato e até mesmo comidas, como barraca de pastel e caldo de cana, e muito mais! Desde 2017 o parque conta com novos brinquedos e pista para fãs do skate. 


A Nova Época Imóveis espera que com essas dicas você tenha conhecido um pouco mais das opções de lazer para a família no Rio de Janeiro, mas caso você esteja interessado em conhecer mais, não deixe de conferir nossos posts aqui no blog! Não só damos dicas importantes sobre o mercado imobiliário, mas também sobre o que fazer na Cidade Maravilhosa.


Caso você esteja procurando um lugar para morar, não deixe de conferir os mais de 18 mil imóveis que temos disponíveis em todas as regiões citadas aqui. Visite nosso site e vamos realizar esse sonho juntos! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":